-
Arquitetos: Sam Crawford Architects
- Área: 198 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Tom Ferguson
-
Fabricantes: Artedomus, AstraWalker Tapware, Boral, Briggs Veneers, Eco Outdoor, FLOS, Laminex, ROGER SELLER, Victoria & Albert, Warmboard
Descrição enviada pela equipe de projeto. O objetivo do nosso cliente era transformar sua casa para que ela proporcionasse espaços iluminados, acolhedores, aquecidos e resfriados passivamente. Os clientes prezavam pela qualidade e não quantidade, funcionalidade e baixa manutenção. A casa original foi construída na década de 1980 e ampliada no final dos anos 90. A construção necessitava de uma cirurgia radical. O térreo era úmido, escuro e frio, e o pavimento superior era quente e com diversos pontos de infiltrações.
A sala de estar principal, no centro da casa, era proporcional, mas sofria com forros irregulares e múltiplos acessos para as áreas de serviço. Os níveis da cobertura e aberturas foram consolidados para melhorar a qualidade do espaço de pé-direito duplo. Janelas de altura total com uma passagem lateral estreita foram substituídas por janelas pivotantes com vidros duplos. A cozinha/área de jantar existente antes se abria para o pátio posterior por portas articuladas de largura total. No entanto, a baixa altura das portas fez com que esta ligação não tirasse partido das qualidades do grande bloco face norte. Uma árvore de grande porte e um deck degradado também diminuíam o potencial dos espaços externos. No pavimento superior, o quarto principal se abria para uma varanda fechada, e o closet e o banheiro ficavam meio nível abaixo.
Nossa resposta foi demolir o bloco posterior existente e criar um novo jardim oculto no pavimento superior, acima de uma parede de vidro de 4,5 metros de altura. O clerestório do piso inferior sobe quase um metro acima do pavimento do quarto principal. O banheiro privativo foi deslocado das profundezas da planta para o novo jardim, criando um oásis privado onde a combinação do jardim elevado e as telas estrategicamente inseridas permitem que nossos clientes tomem banho e habitem o quarto principal com total privacidade e com vista para o jardim e o céu além. A entrada pela rua é feita por uma pequena porta em uma parede alta coberta de hera - um remanescente dos estábulos do século XIX que já ocuparam o local. A porta da frente é alcançada por meio de um pátio isolado. Ao entrar na casa, uma escada aberta com estrutura de aço fornece vislumbres da residência sem comprometer a privacidade. Uma claraboia traz luz abundante para o que era um dos espaços mais escuros da casa. Um novo poço de luz também fornece iluminação natural para o novo banheiro de hóspedes no pavimento superior, além do banheiro e área de serviço no térreo.
A laje curva e as aberturas de pé-direito duplo na sala de jantar e cozinha atraem os olhos para o jardim dos fundos e o céu além. Nossos clientes adoram poder acompanhar os pássaros pelo céu e a sensação de espaço se estende para o bairro. O acesso à iluminação natural e a ventilação cruzada são cuidadosamente gerenciados para que a casa precise de muito pouco aquecimento no inverno e nenhum ar-condicionado no verão. Uma paleta contida, consistente e terrosa significa que a casa se sente acolhida e exala uma sensação de calma, enquanto permite momentos de prazer.